TANQUE DE DECANTAÇÃO – ETA II
Para o distrito sede, o tratamento se desenvolve nas ETAs I, II e III pelo processo convencional - coagulação, floculação, decantação, filtragem, desinfecção, fluoretação e correção de pH -, e na Chica Costa, pela filtração lenta - filtragem, desinfecção, fluoretação e correção de pH. Na ETA da vila Santa Fé aplica-se o tratamento convencional.
Em ambos os tratamentos – convencional e filtração lenta - são empregados produtos químicos específicos, que visam proporcionar elevado grau de pureza ao produto final: cal hidratada = como auxiliar na coagulação e correção final do pH; cloreto férrico e policloreto de alumínio = para clarificação; ácido fluorsilísico = como fonte de flúor; hipoclorito de cálcio (cloro) = para desinfecção; ortopolifosfato de sódio = principalmente para inibição de incrustações em redes de distribuição.
Estação de Tratamento de Água Santa Fé
A atual Estação de Tratamento de Água da Vila Santa Fé foi construída em 1991 e reformada em 2002. Essa ETA, que foi projetada para uma vazão de 35 litros por segundo, perdeu sua eficiência e hoje trata em torno de 28 litros por segundo.
Com o aumento populacional, e não sendo possível uma ampliação dessa unidade, pois, além de ser em concreto armado, para termos espaço suficiente para uma ampliação, seria necessário modificar toda a estrutura da ETA, inclusive a casa de química, além de exigir uma nova reforma da ETA, fato que por si só, causaria grandes transtornos para a população.
Portanto, optamos por implantar uma nova ETA com capacidade inicial de 40 litros por segundo, modular, metálica, mantendo a casa de química atual, para servir essa nova ETA.
A opção por uma ETA modular, se justifica por tornar possível uma futura ampliação em módulos, além da rapidez de uma eventual manutenção.