A água destinada para abastecimento do distrito sede é captada no ribeirão Descaroçador e no manancial Chica Costa (mina e dois poços artesianos), no total de 1,044 milhão de litros/hora. Para o distrito de Cachoeira de Emas, é obtida no córrego da Barra, na vila Santa Fé, atingindo 70,8 mil litros/hora.
Com a inauguração da nova Captação de Água no Rio do Roque em 12/10/2017, a capacidade de captação aumentou em 1,332 milhão de litros/hora.
Captação de água do Rio do Roque “José Antonio Baldovinotti”
Inaugurada em 12 de Outubro de 2017, a Nova Captação de Água do Rio do Roque “José Antonio Baldovinotti” recebeu esse nome em homenagem ao Empresário “Sapatinho”.
Para adequação do projeto aos aspectos financeiros e técnicos, a obra foi dividida em duas etapas:
A 1ª Etapa já em funcionamento desde sua inauguração em outubro de 2017 foram implantados três conjuntos moto bomba (dois mais um reserva) da captação.
Houve a construção e instalação dos equipamentos da Caixa de Areia, poço de sucção da Estação Elevatória de Água, edifício da Estação Elevatória de Água Bruta, deixando o sistema com capacidade de 280 l/s.
Ocorreu também a construção de escritório operacional, da cabine primária e implantada a Adutora de Água Bruta de diâmetro 600mm em ferro fundido, com extensão de 4.230 metros.
Em uma segunda etapa de implantação, a vazão será ampliada de 280 para 370l/s o máximo previsto em projeto e para isso será instalado o quarto conjunto moto bomba na elevatória de tomada de água.